quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Crônica esportiva escolhe hoje os melhores do ano hoje

Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira acontece na AABB

MANOEL FAÇANHA

O Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira chega nesta quinta-feira a sua quarta edição no salão de festa da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Quatro atletas concorrem ao título de melhor da temporada: Marcelo Brás e Zé Marco (futebol), Adgeferson Diniz (Kung Fu) e Jefrey Lopes (Natação).

O evento é organizado pela Associação de Cronistas Esportivos do Acre (Acea) que ainda indicará o atleta revelação do ano. Dierbe Costa (Atletismo Paraolímpico), Neném (Futebol), Ceará (Futsal) e Eluan (Handebol) concorrem ao prêmio.

De acordo com o presidente da ACEA, Ramiro Marcelo, o melhor do ano terá uma premiação de R$ 1.250 e o revelação R$ 850,00.

Criado com objetivo de incentivar o surgimento de novos talentos e promover a cidadania através da prática esportiva, o Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira é considerado pelos desportistas como o Oscar do esporte acreano. A cada ano, cerca de 80 atletas, além de empresários e militantes do desporto são homenageados com o prêmio.

Entre os mais importantes projetos da Lei de Incentivo ao Esporte, o prêmio é emocional e interagem com àqueles que vivem o dia-a-dia do desporto acreano.

Votação

De acordo com o presidente da Acea, Ramiro Marcelo, além da crônica escolher os melhores do ano nas modalidades coletivas e individuais, abre uma exceção a cada ano para aqueles que acompanham através dos veículos de comunicação, até mesmo nas quadras, ginásios e campos de futebol o desempenho dos atletas. Desta forma a entidade instituiu o voto popular para a escolha do Melhor e do Destaque do ano. Os votos tanto para a escolha dos melhores do ano nas modalidades individuais como coletiva foram encerradas na terça-feira.

Uma homenagem pra lá de justa

O fato de a cada fim de ano os cronistas esportivos homenagearem os melhores do ano foi criado há muito tempo na mente do próprio homenageado. Nada mais e nada menos que Pedro Paulo Menezes de Campos Pereira, quando em conversas com alguns membros da crônica esportiva há alguns anos.

Numa conversa com então presidente da Acea, Manoel Façanha, Campos Pereira ainda em vida tentou ensaiar a criação deste prêmio, mas as complicações com a sua saúde impediram os avanços das discussões e pouco tempo depois o cronista veio a falecer.

Um ano depois, a Acea instituiu o prêmio, com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, assim como do então secretário de Esporte José Alicio Martins e demais cronistas esportivos. Todos foram unânimes que o prêmio fosse em homenagem ao cronista

Realização

O prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira é uma realização da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre, através da Lei de Incentivo ao Esporte, Agro Boi, Associação Atlética Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Liras Lanche´s.

Na festa de entrega, a direção da Acea irá contar um pouco da história do cronista esportivo, uma viagem ao passado, através de dezenas de fotos que ilustram a vida do homenageado durante a trajetória de atleta, dirigente e cronista esportivo, assim como as fotos das três primeiras edições.

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...