terça-feira, 15 de março de 2011

A História do futebol no Acre

                        Inauguração do estádio arena da Floresta 2007
O Surgimento
O ex-jogador do Rio Branco, Euclicles Barbosa da Costa, o Pedro Sepetiba, insiste que a bola rolou inicialmente em Rio Branco nos pastos do seringal Catuaba e se jogava o futebol com bolas de seringa.

O juiz aposentado Romeu César Leite, por sua vez, com base em antigo jornal, revela que o engenheiro José Alberto Masô, autor do primeiro mapa geral do Acre, escreveu que no final do século 19 os índios da região praticavam futebol, “com todo mundo da tribo chutando uma bola de borracha, durante dias inteiros’. (fonte: site www.riobrancofc.com.br)
 
              Inauguração do estádio José de Melo 1929/acervo Dandão

Liga Acreana de Esportes Terrestres
Em 1921, a Liga Acreana de Esportes Terrestres é oficialmente formada pelo Rio Branco FC, Ypiranga e o Acreano. Com a criação da liga, as competições começaram a ser organizadas. O Rio Branco Football Clube, o mais antigo clube de futebol em atividade no estado do Acre, levantou o caneco, goleando seus adversários e não tomando nenhum gol. A primeira formação da equipe campeã contava com Alfredo; Zé Bezerra e Olavo; Nobre, Bandeira e Joca; Fortenelle, Gaston, Mello, Jacob e Carlos.

A Liga Acreana de Esportes Terrestres organizou seu último campeonato no ano de 1946, sendo substituida no ano seguinte pela Federação de Futebol do estado do Acre.

Amadorismo x Profissionalização
Nos tempos em que o futebol acreano era amador, muitos jogadores chegaram a ganhar carros de luxo como pagamento de luvas e ganhavam altos salários para defender qualquer um dos quatro chamados grandes clubes da capital: Atlético, Independência, Juventus e Rio Branco. Os jogos, sobretudo os decisivos, eram disputados com “casa cheia”. Hoje em dia, no futebol profissional, a maioria dos jogadores ganha salário mínimo e os estádios estão vazios.

Independência: o último campeão na era do amador
Se o Independência não teve a oportunidade de ser o primeiro campeão acreano de futebol, brindou sua imensa torcida ao ser campeão do último Campeonato de Futebol Amador.

A batalha final foi contra o Rio Branco, que era tido como favorito, uma vez que tinha, em tese, melhor plantel. Mas a torcida lotou o velho José de Melo e empurrou o time tricolor.

O placar final foi 2 a 0, mas o tricolor do Aviário ainda teve várias chances de ampliar o marcador, mas seus atacantes não souberam finalizar as jogadas. O atacante Vinícius entrou para a história por ser autor do último gol da era amadora.

Juventus, o primeiro campeão da "era" profissional
O Juventus conquistou o primeiro campeonato de futebol profissional disputado em 89. O “Clube do Povo”, disputou a grande final contra o Atlético Acreano e derrotou o “Galo Carijó”.

Federação Acreana
A federação de Futebol do Estado do Acre, foi fundada em 24 de janeiro de 1947, e substituiu a Liga Acreana de Esportes Terrestres. Os titulos, "tidos" como oficias, passam a valer a partir da disputa do campeonato realizado pela entidade no ano de 1947.

Se a federação viesse a reconhecer os titulos na era da LAET, o Rio Branco seria o maior vencedor de conquistas estaduiais consecutivas, 13 no total: 12 titulos na era LAET (1935 a 1946) e mais um, o primeiro campeonato da FFEAC em 1947.

2 comentários:

Marcos Macelo disse...

Isso é uma riqueza que temos que nos orgulhar, sabemos que muitas coisas ficam no tempo, mais a história está aí para mostrar o que de maravilhoso passou como uma luz, mais que fica cravado no coração do homem, para que outras gerações possam ver como se fazia futebol no passado. ligar o Passado e o presente é sim construir um futuro sádio e honosto. Valeu mesmo, história rica e muito bonita. Parabéns!

Jonas Marino disse...

Que orgulho, assim se faz a tradição! Relembrando a história feita, se orgulhem Acreanos!

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...