terça-feira, 15 de março de 2011

Terremoto faz Japão suspender campeonato de futebol e cancelar mundial

Lee Jae-Won/ReutersLee Jae-Won/Reuters
Estragos provocados por tremores e tsunami impedem o Japão de realizar eventos esportivos
A situação de calamidade que assola o Japão desde a semana passada levou as autoridades a rever o calendário esportivo no país.

A organização do Campeonato Japonês de futebol anunciou nesta segunda-feira (14) a suspensão de todos os jogos previstos para o mês de março. Ao todo, 41 partidas da primeira e segunda divisões e da Copa Nabisco foram adiadas sem data definitiva, embora provavelmente se estude marcá-los para julho, informou a agência de notícias local Kyodo.

A competição já havia sido suspensa no último fim de semana em razão dos terremotos e do tsunami que afetaram o país. Segundo o responsável do Campeonato, Kazumi Ohigashi, mais partidas devem ser suspensas em abril, o que poria em risco todo o torneio.

-O assunto é muito grave. Com todas as réplicas e sem poder garantir a segurança do público em todos os estádios, tomamos a decisão de cancelar todos os jogos até março.

Por causa da tragédia, a seleção japonesa também cogita desistir de participar da Copa América - que será realizada em julho, na Argentina -, para a qual foi convidada por ter vencido a Copa da Ásia, realizada em janeiro, no Irã.

Patinação
A Federação Internacional de Patinação (ISU) anunciou, também nesta segunda-feira, o cancelamento do mundial de patinação artística, que deveria acontecer entre os dias 21 e 27 de março.

- Diante dos fatos e da gravidade da situação no Japão, a ISU, tendo consultado a federação japonesa e as autoridades japonesas, decidiu o mundial de patinação artística não poderá ser organizado de 21 a 27 de março. Na nota, a entidade diz que não sabe ainda se o evento será cancelado ou simplesmente adiado.


O adiamento dos torneios das duas modalidades permanece "sujeito à confirmação das autoridades japonesas". Se o governo avaliar que a situação normalizou-se o suficiente a ponto do torneio da ISU ser disputado "com total segurança" na área de Tóquio, segundo o comunicado da federação internacional.

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...