quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O rádio esportivo em destaque na TV

Foi ao ar na noite deste domingo o "SporTV Repórter" sobre o rádio esportivo, com reportagem e roteiro de Timóteo Lopes e narração do Bruno Souza, que assumiu a apresentação do programa desde que Carlos Eduardo Lino voltou a comentar partidas de futebol. 

Um programa que repercutiu bastante nas redes sociais e que, descontados alguns senões, foi muito legal - ainda que apenas 45 minutos líquidos, que podem ser vistos aqui, sejam curtíssimos para um assunto tão rico e inesgotável como o rádio esportivo, tão amplo em todas as possibilidades que talvez nem três programas de duas horas cada fossem suficientes.

As gravações foram feitas até o fim de semana anterior à exibição, o que se atesta por alguns jogos vistos ali, como Fluminense x Grêmio. O primeiro bloco tem destaques especiais para José Silvério, narrador titular da Bandeirantes de SP e um dos maiores da história, e para Juazeiro do Norte, onde três emissoras cobrem os times locais Icasa e Guarani, cidade escolhida para representar a força do rádio nas cidades do interior. Dela, depõem o repórter Rubens Santos, da Vale FM, e o comentarista Nicássio Facundo, da Verde Vale AM.


A segunda parte mostrou especialmente dois grandes locutores em aparições mais destacadas: Luiz Penido, da Globo do RJ, e Pedro Ernesto Denardin, da Gaúcha. Tem ainda depoimentos de repórteres de outros estados que cobriram partidas dos times deles em RJ ou SP: do Recife, participaram Wellington Araújo, da Jornal, e Vitor Araújo, da recém-criada nova equipe da CBN; e de Criciúma, falou Zildomar Schlemper, da Eldorado.


No último segmento, três personagens especiais: Roberto Carmona, o mais duradouro repórter esportivo de SP, que na semana que vem completa 50 anos de carreira; Rodrigo Marinho, referência em técnica de externas para transmissões esportivas; e o pessoal da WebRádio Lusa (o criador Guilherme Assumpção, o locutor Gomão Ribeiro e o repórter Lucas Ventura). Teve ainda depoimento de Antônio Jorge Pinheiro, professor do departamento de comunicação social da PUC/RJ, além de aparições de vários outros radialistas em ação nos estádios.


Para quem gosta de rádio esportivo, é evidente que reportagens sobre ele na televisão são sempre muito legais, e não foi diferente com este "SporTV Repórter". Dito isto, cabe três senões. O primeiro: no começo, são citados narradores históricos já falecidos de RJ/SP e um deles foi Pedro Luiz Paoliello. Só que a foto que ilustrou a menção a ele foi do Pedro Luiz Ronco, o apresentador da "Hora do Ronco" na Band FM há 25 anos. O segundo: o repórter da Eldorado se chama Zildomar Schlemper, mas foi chamado na locução do Bruno de "Zildo Lemper" e creditado como "Zildo March Lemper". E o terceiro: senti falta da participação de alguns centros, notadamente Belo Horizonte - ainda mais num ano tão especial proporcionado por Atlético e provavelmente Cruzeiro também.


Para quem quiser assistir direto na televisão este bom "SporTV Repórter" sobre o rádio, quatro repetecos: dois no SporTV2, às 10h de amanhã e às 3h de terça para quarta, e dois no SporTV3, às 20h de depois de amanhã e à 1h30 de quarta para quinta-feira. Todos os horários, claro, são no BBB (Big Ben Brasília).

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...