sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Copa Verde: CBF confirma torneio e clubes brigam com Federações para participarem

 

Campinas, SP, 31 (AFI) – Após a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) confirmar a disputa da Copa Verde no início de 2014, alguns clubes entraram em guerra com suas Federações para conseguirem uma vaga na competição. Com 16 clubes de onze Estados diferentes, a Copa Verde dará a oportunidade do campeão disputar a Copa Sul-Americana de 2015.

Segundo melhor clube do estado, segundo ranking da CBF, o Águia-PA deve ficar de fora da competição. Segundo relatório enviado pela Federação Paraense de Futebol à CBF, disputarão a Copa Verde os três clubes melhores posicionados no último estadual, ou seja, Paysandu, Paragominas e Remo. A ação gerou ira dos torcedores do Águia, que contavam com a participação do clube.
No Mato-Grosso, a Federação utilizou o mesmo critério utilizado no Pará e, portanto, Mixto e Cuiabá disputariam a Copa verde. O problema é que o Dourado pretende focar o seu planejamento apenas na disputa do Campeonato Mato-Grossense e da Série C de 2014 e deve rejeitar o convite. Com isso, o Luverdense, 3º colocado no estadual deste ano, deve herdar a vaga.

A Copa Verde

Criada para substituir a extinta Copa Centro-Oeste, a Copa Verde veio para ser uma espécie de Copa do Nordeste com os clubes do Norte, do Centro-Oeste (menos Goiás), mais o Estado do Espírito Santo (que disputava a Copa centro-Oeste). No total, 16 clubes de onze Estados estarão na disputa.

A competição terá o mesmo formato da Copa do Brasil, com confrontos sendo decididos pelo mata-mata.
Na primeira edição da Copa Verde, jogarão 16 clubes de 11 Federações estaduais: Paysandu, Remo e Paragominas (Pará), Nacional e Princesa do Solimões (Amazonas), VEC (Rondônia), Náutico (Roraima), Oratório (Amapá), Cuiabá ou Luverdense e Mixto (Mato Grosso), Cene (Mato Grosso do Sul), Interporto (Tocantins), Desportiva (Espírito Santo), Brasília e Brasiliense (Distrito Federal) e Plácido de Castro (Acre).
A Copa Verde vai ser realizada no período de 19 de janeiro a 16 de fevereiro. O clube campeão ganhará uma vaga na Copa Sul-Americana de 2015.
 
Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...