sexta-feira, 14 de março de 2014

Após denúncias da ESPN, Ary Graça renuncia à presidência da CBV


Presidente da CBV diz que reivindicações de atletas serão atendidas
Presidente licenciado da CBV, Ary Graça renunciou ao posto após as revelações feitas pela ESPN
Em meio ao turbilhão de revelações feitas pela série "Dossiê Vôlei", da ESPN, sobre a existência de pagamento de comissões em contratos assinados diretamente com o Banco do Brasil por serviços de agenciamentos, intermediação e "assessoria na negociação de contratos de patrocínio da CBV", o presidente licenciado da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, renunciou ao cargo nesta sexta.
A decisão foi anunciada em João Pessoa-PB, onde está sendo realizado congresso dos presidentes de federações estaduais de vôlei - segundo a CBV, contudo, a carta foi apresentada em dezembro de 2013. Graça ainda segue como presidente da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), entidade que comanda desde 2012, quando sucedeu o chinês Jizhonmg Wei.
Em 27 de fevereiro, o ex-superintendente geral da entidade nacional, Marcos Pina, entregou seu cargo também após as denúncias da ESPN. A saída foi um pedido de Walter Larangeiras, presidente de fato da confederação que comanda o voleibol no Brasil, já que Graça estava licenciado. Agora, Larangeiras assume a CBV em definitivo, e Neuri Baibieri fica com a função de superintendente geral.
Além da renúncia, o encontro de dirigente na Paraíba também serviu para alterar o estatuto da CBV, que passa a permitir a participação de atletas no próximo encontro da entidade e apenas uma reeleição para o mandato de presidente, ou seja, no máximo, oito anos. Ao fim do encontro, os dirigente aprovaram as contas de 2013, com a presença de 26 das 27 federações estaduais filiadas.
Em nova matéria nesta sexta-feira, com base nos balanços dos últimos anos aprovados pela Assembleia da entidade, o ESPN.com.br mostra que as despesas de marketing e produção da CBV tiveram um aumento de 2.241% entre 2008 e 2012, enquanto o aumento das receitas de patrocínio ficou bem abaixo disso, com 145% de crescimento.
Ary Graça assumiu a presidência da CBV em 1997. Em quadra, acumulou excelentes resultados, com medalhas de ouro olímpicas tanto no masculino quanto feminino, além de diversos títulos de Ligas Mundias e Copas do Mundo. Fora das quadras, porém, renunciou após a publicação das denúncias do "Dossiê Vôlei", do jornalista Lúcio de Castro.
Por Gabriela Moreira, de João Pessoa (PB), para o ESPN.com.br

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...