terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O “Giro” dos clubes para o Campeonato Estadual Acreano

Na noite desta sexta-feira a Federação de Futebol do Acre (FFAC) estará entregando a tabela e o regulamento para a disputa do Campeonato Estadual Acreano Profissional de 2010,

porém apesar de começar somente no dia 14 de março, a maioria das equipes começaram o planejamento ainda em 2009.

Talvez a equipe que leve uma certa vantagem sobre as demais, seja o AC Juventus, pois sua preparação começou em dezembro, visando antes do Estadual sua participação na Copa do Brasil, onde estréia no dia 10 de fevereiro contra a equipe de Vanderlei Luxemburgo, o Atlético/MG, no estádio Arena da Floresta. Confira como estão as 10 equipes que irão participar do Estadual.
AC Juventus – Atual campeão Estadual, dispensou o técnico Edson Maria e apostou na experiência do técnico Marcelo Altino, juntamente com uma comissão técnica nova. Perdeu vários jogadores que participaram da campanha vencedora e aposta em valores de fora do Estado para garantir o bi-campeonato. A vantagem é que quando as demais equipes fecharem o planejamento, o Juventus estará em pleno entrosamento.

Andirá - Foi a grande surpresa de 2009, chegando a ficar entre os quatro primeiros sob o comando do diretor/técnico/preparador físico Afonso Alves. Este ano, Afonso garante que não irá repetir e que formará uma comissão técnica, onde não estará à frente. A apresentação deverá ocorrer somente após o dia 25 deste mês e pelo menos 50% dos jogadores que farão parte do elenco já estão confirmados.
Atlético Acreano – Acostumada a ser uma das piores equipes nos últimos Estaduais, em 2009 o Atlético Acreano chegou a ser cotado como um dos favoritos ao título. Isto se deve principalmente a um trabalho de bastidores – leia-se Edson Isidório e Alzerino Paiva - , dando novamente credibilidade ao Galo do 2º Distrito. O técnico Gilmar Sales, a exemplo de toda a comissão técnica, foi mantida e nos próximos 15 dias deverá ocorrer a apresentação.
Adesg – Em sua segunda gestão, a diretoria da Associação Desportiva de Senador Guiomard – Adesg - , quer voltar a brigar pelas primeiras posições na tabela. Uma péssima campanha em 2009, a Adesg vem mantendo contato com empresários de Brasília e São Paulo, no intuito de formar um elenco forte para a temporada. Ainda não definiu técnico ou tem data para iniciar a preparação.

Alto Acre – O mais novo integrante do Estadual, Alto Acre vem forte, pois a diretoria aguarda que as prefeituras da região invistam na equipe. Reunião neste domingo, com este objetivo,

será realizado e o secretário municipal de esportes, José Ivonldo, garante que 70% dos jogadores foram selecionados durante a Copa Regional e os outros 30% serão formados por atletas bolivianos e da Capital. O técnico está sendo avaliado, porém alguns nomes surgiram: Ulisses Torres, Paulo Roberto, Mariceldo e até Mundoca.

Independência FC – Clube que ameaçou se afastar na temporada, o Independência terá uma diretoria de futebol “independente”, segundo contrato firmado entre Raimundo Ferreira e o presidente de honra Macapá. Diferente dos demais, o tricolor vem realizando “peneiras” com o técnico Jangito e o preparador físico Mirim na formação de um elenco caseiro para o Estadual. Em 2009, o tricolor ficou na 10ª colocação.

Náuas EC – Único representante do futebol do Juruá, o Náuas também quer apagar a campanha de 2009. Para isso buscou em Manauas/AM o técnico e ex-jogador Fernando César da Silva, o “Neneca”. Sua chegada será no domingo e na segunda será apresentado para os apoiadores. No mesmo dia conhecerá o grupo de 58 jogadores, formado por atletas de Cruzeiro, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Valter, Tarauacá, Guajará Mirim e Ipixuna.

Rio Branco FC – Considerado o “primo rico” do futebol acreano, o Rio Branco tem praticamente todo o elenco para disputar o Estadual fechado, na grande maioria formada por atletas acreanos. A intenção é trazer de 3 a 5 jogadores de fora para reforçar para voltar a dominar o futebol local. A novidade é o técnico Tiago Nunes, ex-auxiliar de Tarcísio Pugliese. Há quem aposte que na série C, Tarcísio retorne e Tiago volte a ser seu auxiliar.

AD Vasco da Gama – Uma das mais tradicionais equipes acreanas, Vasco deixou de ser a segunda principal força do futebol acreano para ser a 3ª, 4ª, 5ª... Com a contratação do técnico Edson Maria, o “Som”, que afirmam ter “estrela de campeão”, a diretoria espera retornar as primeiras colocações do Estadual. Som deve começar a anunciar a partir da próxima segunda-feira grande parte dos jogadores que irão defender a “Fazendinha”.

Placido de Castro - Resgatar o sucesso da temporada de 2008, quando o clube terminou à disputa do Estadual na terceira posição, é tudo que a diretoria do Plácido de Castro sonho para 2010.

Nesta segunda-feira, aos olhares do treinador Paulo Capão e do auxiliar Marquinhos “Amor”, o clube iniciou o período de pré-temporada, onde a prioridade, primeiramente, será trabalhar à parte física dos jogadores.

O presidente do Tigre do Abunã, Josué Carvalho diz que a política para a temporada será do pé no chão, mas garante que o time não será rebaixado – dois clubes nesta temporada cairão a Segundona de 2011. Josué explicou ainda que, apesar do clube praticamente ter perdido alguns jogadores prata da casa (Rogério e Renan, por exemplo, deve acertar com o Atlético Acreano), não significa diz que será um time fraco, mas sim, competitivo, pois a diretoria vai trabalhar para suprir as deficiências do elenco. Entre os pratas da casa Deva, Wellington, Anderson, Joel, Gustavo, Íris e Ronen estão praticamente certo no clube. Já os experientes atacantes Zico e Vanilson podem permanecer no grupo, mas não compareceram no primeiro dia de trabalho do clube.
Quem é o treinador?

Com uma experiência pelo futebol profissional, quando em 2008 assumiu a Adesg, o técnico Francisco Paulo Araújo, o Paulo Capão, ex-jogador local, acredita que possa fazer um bom trabalho do Tigre do Abunã. De acordo com ele, a disciplina e o planejamento, assim como a dedicação dos jogadores são peças importantes na sua filosófica de trabalho. “Se o grupo assimilar a nossa filosofia de trabalho, acredito que poderemos fazer um bom campeonato”, analisar o treinador.

JOGADORES

Máximo – Deva – Wellington - Anderson * - Joel – Eziel - Márcio * - Gustavo ¨* - Juliano * - Zico * - Vanilson * - Ronen – Íris – Williams – Maico

* Em negociação

Fonte: Ramiro Marcelo e Manoel Façanha

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...