quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Copa do Brasil


A Copa do Brasil de 2010 começa nesta quarta-feira com 14 jogos pela primeira fase da competição, que é considerada o caminho mais curto para os times chegarem à Taça Libertadores da América.

O atual campeão, Corinthians, não disputa a Copa BR, assim como prevê o regulamento da competição organizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Sem o Timão na parada, seis times da elite do futebol brasileiro estarão em campo nesta quarta-feira: Vasco da Gama, Palmeiras, Botafogo, Atlético-GO, Atlético-PR e Grêmio. Todos os times citados acima jogam como visitantes e em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença, eliminam o jogo de volta.

Já da região norte três equipes entram em campo nesta quarta-feira. Após ficar no empate diante de seu maior rival, o Remo, no último final de semana, o Paysandu enfrentará o estreante Potyguar-RN, de Currais Novos, no estádio Bezerrão. O São Raimundo-PA encara o Botafogo-RJ, no Colosso do Tapajós, em Santarém. Já o VEC-RO medirá forças diante do Atlético-PR, no Portal da Amazônia.

O Palmeiras encara o Flamengo-PI, que conta com a estrela do veterano atacante Jardel, ex-Vasco, Grêmio e Porto-POR. O jogo acontece no Estádio Albertão, em Teresina. Já o Vasco terá pela frente o Sousa-PB, atual campeão estadual, que joga no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Por outro lado, o Atlético-GO encara o ASSU-RN, no Estádio Edgarzão, no interior do Rio Grande do Norte. Por fim, o Grêmio vai até o Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, onde enfrenta o Araguaia-MT, atual vice-campeão do Mato Grosso.

Curiosidades

A Copa do Brasil é o segundo torneio de futebol mais importante do Brasil. A competição atualmente é realizada com 64 clubes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde a edição de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental.

No entanto, o atual campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Taça Libertadores da América do próximo ano. Grêmio e Cruzeiro são os maiores detentores de títulos, com quatro taças cada. Depois aparece Corinthians, com três, e Flamengo, com dois. Fluminense, Palmeiras, Sport, Internacional, Criciúma, Juventude, Santo André e Paulista.

Regulamento!

Nas duas primeiras rodadas da Copa do Brasil, os times que jogarem como visitante na partida ida possuem a vantagem de eliminar o jogo de volta caso vençam por dois ou mais gols de diferença. Depois disso, a partir das oitavas de final, o mata-mata volta ao formato normal, até a definição do campeão, que garantirá vaga na Libertadores de 2011.

Os jogos de ida da primeira fase da Copa do Brasil serão realizados em 10 e 24 de fevereiro e as finais acontecerão somente nos dias 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Confira os jogos da 1ª rodada:

16h

Corinthians-PR x Juventude-RS

Votoraty-SP x Treze-PB

18h

Cerâmica-RS x Paraná-PR

21h50

Sousa-PB x Vasco-RJ

Vitória-ES x Bahia-BA

Flamengo-PI x Palmeiras-SP

Tigres do Brasil-RJ x Fortaleza-CE

22h

São Raimundo-PA x Botafogo-RJ

ASSU-RN x Atlético-GO

Potyguar-CN-RN x Paysandu-PA

VEC-RO x Atlético-PR

São Domingos-SE x Sampaio Corrêa-MA

JV Lideral-MA x Ponte Preta-SP

23h50

Araguaia-MT x Grêmio-RS

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...