segunda-feira, 17 de maio de 2010

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro da Série C




A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela e o regulamento do Campeonato Brasileiro da Série C na tarde desta segunda-feira. O certame será disputado por 20 clubes e terá quatro fases no total. A primeira, é a conhecida fase de grupos. Serão cinco times por grupo (divididos por região), sendo que as equipes se enfrentarão em turno e returno, classificando-se os dois primeiros para a fase seguinte.

Na segunda fase, começa o mata-mata. Os oito times classificados enfrentam-se pelas quartas-de-final, em jogos de ida e volta. Os confrontos serão definidos conforme o posicionamento das agremiações em seus respectivos grupos, sendo que o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B, enquanto que o primeiro do Grupo B pega o segundo do Grupo A. O mesmo acontece com os grupos C e D. 

Quatro equipes avançam à fase semifinal, onde também se enfrentam em jogos mata-mata de ida e volta. Os dois vencedores avançam à final, disputada no mesmo sistema e que define campeão e vice-campeão do certame. Os quatro times classificados à fase semifinal já terão conquistado o acesso à Série B de 2011, enquanto que os quatro últimos caem para a segunda divisão.

Os 20 clubes foram divididos em quatro grupos com quatro times em cada, de forma regionalizada. ABC-RN, Juventude-RS, Campinense-PB e Fortaleza-CE foram rebaixados da Série B em 2009 eMacaé-RJ, São Raimundo, Chapecoense-SC e Alecrim-RN são as novidades da competição neste ano, tendo conquistado o acesso na Série D de 2009.

A única equipe paulista da competição é o Marília, que caiu no Grupo C, junto com Gama-DF, Macaé-RJ, que subiu da Série D do Brasileiro de 2009, Luverdense-MT e Ituiutaba-MG. A Séire A2 doCampeonato Paulista deste ano serviu como preparação do MAC para o Nacional. A equipe terminou na 13ª colocação.

O Grupo A é formado por Paysandu-PA, Rio Branco-AC, finalista do Acreano, Fortaleza-CE, campeão cearense, Águia-PA e São Raimundo-PA, que conquistou a vaga para disputar a Série C do Nacional com o título da Série D no último ano.

ABC-RN, campeão do estadual do Rio Grande do Norte, CRB-AL, Salgueiro-PE, Alecrim-RN, que subiu este ano para a Série C e Campinense-PB, formam o Grupo B da competição. Já o Grupo D conta com três times do Rio Grande do Sul: Juventude, que foi rebaixado da Série B de 2009, Brasil e Caxias. Criciuma-SC e Chapecoense-SC, que também subiu da Série D do último ano, completam o grupo da região Sul.

O clube quem tem mais títulos da Série C do Campeonato Brasileiro é o Atlético-GO, que atualmente agora disputa a Série A do Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil, com dois canecos (1990 e 2008). Os paulistas, no entanto, dominam ém número de títulos da competição com sete taças.


Confira os grupos da primeira fase:

Grupo A
Águia-PA
Fortaleza-CE
Paysandu-PA
Rio Branco-AC
São Raimundo-PA

Grupo B
ABC-RN
Alecrim-RN
Campinense-PB
CRB-AL
Salgueiro-PE

Grupo C
Gama-DF
Ituiutaba-MG
Luverdense-MT
Macaé-RJ
Marília-SP

Grupo D
Brasil-RS
Caxias-RS
Chapecoense-SC
Criciúma-SC
Juventude-RS

Confira a 1ª rodada da Série C

Grupo A
Domingo - 18/07
16 horas
Paysandu-PA x Rio Branco-AC
Fortaleza-CE x Águia-PA

Grupo B
Domingo - 18/07
16 horas
Salgueiro-PE x Alecrim-RN
17 horas
ABC-RN x CRB-AL

Grupo C
Domingo - 18/07
16 horas
Gama-DF x Macaé-RJ
19 horas
Luverdense-MT x Ituiutaba-MG

Grupo D
Sábado - 17/07
16 horas
Juventude-RS x Criciúma-SC
20 horas
Brasil-RS x Caxias-RS

Fonte: CBF

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...