quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quatro clubes já estão classificados mesmo sem jogar a volta na Série D

Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – Joinville-SC, Uberaba-MG, Operário-PR e Madureira-RJ já estão classificados para a quarta fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Pelo menos essa é a conclusão que se pode chegar, após a confirmação do diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, de que os três melhores segundos colocados na terceira fase serão definidos tendo como base a somatória de todas as fases da competição.


“Isso já está definido desde quando o regulamento foi feito. Não foi feito nenhuma mudança no regulamento. Os três melhores perdedores serão aqueles que tiverem as melhores campanhas em todas as fases”, decretou o dirigente, em entrevista exclusiva ao Futebol Interior. “Agora, vocês podem fazer suas contas e ver se já há algum clube classificado”, concluiu.

O problema é que o regulamento da Série D não possui um artigo que define claramente qual será o critério para definir os melhores perdedores. Em todos os artigos que citam a terceira fase é descrito apenas que os “os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da terceira fase”.

No parágrafo único do Artigo 7, há uma definição que não esclarece muito bem o critério estipulado: “Em todas as fases os clubes as começarão com zero ponto ganhos e perdidos”. No entanto, ele deixa a entender será levada em consideração apenas os pontos somado na fase, ou seja, na terceira fase.

Podem comemorar!

Independente do regulamento confuso, o fato é que a declaração de Virgílio Elísio deixou claro que será levada em consideração a somatória dos pontos em todas fases. Caso não haja mudanças de última hora, inclusive através da Justiça, Joinville, Uberaba, Operário e Madureira já podem comemorar.

Os quatro clubes estão garantidos, no mínimo, como um dos três melhores perdedores. O JEC soma no total 18 pontos, enquanto os outros três clubes têm 17.

Independente dos resultados do fim-de-semana, eles não podem mais ser ultrapassados por quatro dos outros seis clubes que disputam a fase atual: Araguaína-TO, Sampaio Corrêa-MA, Vila Aurora-MT e Brasília-DF.

O clube do Distrito Federal tem a pior campanha entre todos, com apenas 12 pontos. Sampaio e Vila somam 13, enquanto o Araguaína tem 14, mas não alcançaria os rivais por ter duas vitórias a menos (5 a 3).

A terceira fase da Série D é disputada no sistema mata-mata. Os dez times classificados foram divididos em cinco grupos de dois clubes, sendo que eles se enfrentam em ida e volta. Passam à quarta fase os cinco vencedores nestes confrontos diretos e os três melhores perdedores.

Os jogos de ida aconteceram no último final de semana. Os confrontos de volta estão agendados para este sábado, véspera das eleições.

Confira a classificação geral dos dez clubes da 3.ª fase:

Joinville – 18

Uberaba-MG – 17

Operário-PR – 17

Madureira-RJ – 17

Guarany-CE – 15

América-AM – 15

Araguaína-TO – 14

Sampaio-MA – 13

Vila Aurora-MT – 13

Brasília-DF – 12

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...