quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Copa do Brasil possíveis adversário de times acreanos



A temporada do futebol brasileiro encerrou no último domingo (11), com o término do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com isso, já é possível desenhar um cenário para o ano que vem, inclusive envolvendo os clubes do Acre. Os times Acreanos já podem projetar os possíveis adversários na Copa do Brasil de 2017. Enquanto o Rio Branco deve enfrentar um gigante do Brasil, o Atlético pode ter um caminho relativamente mais fácil na primeira fase.

Com as mudanças no formato da Copa do Brasil, a primeira fase passa a ser de jogo único com mando da equipe pior ranqueada. Com isso, tanto Atlético quanto Rio Branco decidem a classificação em Rio Branco. O Rio Branco estará no pote E do sorteio da CBF, enquanto o Atlético integra o pote F.

O Rio Branco é quem terá a vida mais dura na fase inicial. O time pode enfrentar Corinthians, Cruzeiro, Internacional, São Paulo, Fluminense, Vasco, Coritiba, Ponte Preta, Figueirense ou Sport. Oito dos dez possíveis adversários do Rio Branco disputam a Série A em 2017, com exceção do Inter e Figueirense.
Já o Atlético, mesmo atrás do Rio Branco no ranking da CBF, terá vida menos difícil. O Galo pode enfrentar Goiás, Vitória, Bahia, América, Ceará, Criciúma, Avaí, Joinville, Náutico e ABC. São dois times de Série A (Vitoria e Bahia) e seis de Série B e dois da Serie C como possíveis adversários.
De acordo com o regulamento, 80 times serão divididos em oito potes nomeados de A a H. Desta forma, os confronto seguirão a seguinte ordem:  A x E; B x F; C x G; D x H. As equipes inclusas nos potes A ao D jogam na casa do visitante com a vantagem do empate na primeira fase. Os times pertencentes aos potes E ao H fazem o jogo em casa. 

A principal novidade para o ano que vem é a fórmula de disputa nas duas primeiras fases, que será em jogo único. O time com menor posição no ranking joga em casa, enquanto o visitante tem a vantagem do empate, sem possibilidade de disputa de pênaltis.
Os clubes brasileiros que disputarão a Libertadores, os campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste entram nas oitavas de final. Nas quartas, um novo sorteio definirá os confrontos. A grande decisão da Copa do Brasil 2017 não terá gol qualificado. 

A distribuição dos clubes nos potes da Copa do Brasil 

Pote A: Corinthians, Cruzeiro, Internacional, São Paulo, Fluminense, Vasco, Coritiba, Ponte Preta, Figueirense e Sport. 

Pote B: Goiás, Vitória, Bahia, América, Ceará, Criciúma, Avaí, Joinville, Náutico e ABC. 

Pote C: Bragantino, Paraná, América-RN, Luverdense, Sampaio Corrêa, CRB, Juventude, Portuguesa, Fortaleza e Boa Esporte. 

Pote D: Oeste, ASA, Vila Nova, Londrina, Botafogo-PB, Salgueiro, Cuiabá, Remo, Ypiranga-RS e River-PI. 

Pote E: Rio Branco-AC, Campinense, Santos-AP, Globo-RN, Princesa do Solimões-AM, Caldense, Volta Redonda, Moto Club, Vitória da Conquista e CSA. 

Pote F: Boavista, Atlético-AC, Comercial-MS, Luziânia-DF, Guarani de Juazeiro, Sergipe, Itabaiana, Ceilândia, Santo André e Desportiva. 

Pote G: São Bento, Murici, Altos, São Raimundo-RR, Anápolis, URT, São Raimundo-PA, Uniclinic, Audax e Brusque. 

Pote H : PSTC-PR, Rondoniense-RO, São Francisco-PA, São José-RS, Sete de Dourados-MS, Sinop-MT, Ferroviária-SP, Gurupi, Friburguense e Fast Clube. 

Foto: Manoel Façanha

Nenhum comentário: