quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O fim do Esporte Interativo



O jornalismo esportivo brasileiro foi "pego de surpresa" com o anúncio da Turner, na manhã desta quinta-feira, dia 9 de agosto, de acabar com os canais Esporte Interativo. Os funcionários das sedes de São Paulo e Rio de Janeiro já foram comunicados do encerramento e cerca de 250 profissionais já foram demitidos.

Apesar do fim dos dois canais de televisão por assinatura, o Grupo Turner vai manter o acordo com clubesbrasileiros e a UEFA. Em resumo, alguns jogos do Campeonato Brasileiro, a partir de 2019, e da Champions League passaram a ser transmitidos nas outras emissoras do grupo, como o TNT e o Space. Porém, boa parte da programação e vários produtos do Esporte Interativo não terão continuação.

Além da diminuição dos postos de trabalho para os profissionais de comunicação (são 250 pessoas demitidas), é um um espaço a menos que algumas competições diferenciadas do Esporte Interativo perderão. Infelizmente, os jogos das Séries C e D devem perder espaço na televisão, já que era o canal do Grupo Turner que investia neles. Vai ficar difícil disputar espaço com filmes, séries, além do Brasileirão e Champions League no TNT e Space. E não duvido que aconteça o mesmo com a Copa do Nordeste.

Motivo - O encerramento do Esporte Interativo passaria também pela aquisição da Turner, empresa dona do canal, pela AT&T, gigante de telecomunicações americana. Para se adequar às leis brasileiras, era necessário que o grupo reduzisse a operação para não ser acusado de abuso de poder econômico. Ficou decidido, então, que não valeria a pena manter uma marca local e colocar em risco um acordo mundial.

Outros motivos para a decisão foram o corte de custos aliado ao momento de perda de assinantes na TV fechada no Brasil e a baixa audiência (exceto transmissões ao vivo da Champions League). Confira abaixo a nota publicada nas mídias sociais do canal:
Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.
Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.
Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!
Facebookoogle+Twitt

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...