quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Guaratinguetá é o único que nunca jogou a Série B

Campinas, SP, 13 (AFI) – A semana é decisiva para os oito times que disputam as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série C. Dos times que estão na reta final e lutando pela classificação à semifinal e, consequentemente, o acesso à Série B de 2010, somente o Guaratinguetá ainda não sentiu o gosto de disputar à segunda divisão do futebol nacional.
O time paulista foi fundado em outubro de 1998 e obteve sua filiação à Federação Paulista de Futebol (FPF) somente em novembro do ano seguinte. Dessa forma, o caçula vai com garra e determinação para conquistar o acesso inédito. No jogo de ida diante do Caxias, no último domingo, o Guará venceu, por 2 a 0, no Vale do Paraíba. Por outro lado, o rival pela vaga não disputa a Série B desde o ano de 2005, quando foi rebaixado da divisão para a Série C.

Outros dois times podem retornar à Série B após 25 anos. ASA-AL e Icasa-CE disputaram pela última vez a segunda divisão do nacional no longínquo ano de 1984. Na ocasião, o time de Arapiraca ficou na 17ª colocação, enquanto o time cearense foi ainda pior, terminando em 23º. Na época, a competição era disputada em sistema de mata-mata e o ASA caiu na segunda fase, enquanto o Icasa foi eliminado no primeiro jogo.

Agora, o ASA-AL precisa de uma vitória diante do Rio Branco-AC para voltar à Série B. No jogo de ida, em Arapiraca, o time acreano conseguiu um empate, por 1 a 1, e pode empatar sem gols que sobe. Em caso de empate por dois ou mais gols, que conquista a vaga é o time alagoano. O Rio Branco também quer colocar fim ao tabu, pois a última vez que esteve na Série B foi em 1991, quando ficou no 60º lugar, com uma vitória, seis empates e sete derrotas, em 14 partidas disputadas.

Por outro lado, o Icasa terá a chance de retornar diante do Paysandu. No jogo de ida, em Belém, os times ficaram no 1 a 1. Com isso, o time cearense precisa de um empate sem gols ou de uma vitória. Já o Papão da Curuzu necessita de uma vitória um de um empate de dois ou mais gols. A última vez que o Paysandu esteve na Série B foi em 2006, quando acabou rebaixado, ao terminar na 17ª colocação, com 44 pontos.

Outros time que vai garantir sairá do duelo entre América-MG e Brasil de Pelotas-RS. No jogo de ida, no sul do país, os times ficaram no 0 a 0. Agora, um empate com gols garante o time gaúcho, que não disputa a Série B desde o ano de 2000. Na ocasião, o Xavante ficou em 32º lugar, com 15 pontos. Por outro lado, o time mineiro precisa vencer, já que a última vez em que esteve na Série B foi há cinco anos. No ano de 2004, o Coelho foi o 21º colocado, com 23 pontos.

Confira a última vez que os times jogaram a Série B:

América-MG - 2004
ASA-AL – 1984
Brasil-RS – 2000
Caxias-RS – 2005
Guaratinguetá – nunca disputou
Icasa-CE – 1984
Paysandu-PA – 2006
Rio Branco-AC - 1991

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...