terça-feira, 26 de outubro de 2010

Arena do Juruá quase Pronta

arena_do_jurua_onofre_brito_22.jpg
Com 90 operários trabalhando diariamente, as obras do Estádio Arena do Juruá estão na fase de acabamento e a previsão de entrega em dezembro está confirmada, segundo o mestre-de-obras Antônio Silva Oliveira. Caminhões estão chegando trazendo os últimos materiais como postes de iluminação, os refletores, toda a parte interna da subestação, transformadores, e luminárias.
Na semana passada foi iniciada a plantação da grama, que vai cobrir uma área de 126 m X 84 m, suficientes para o campo de futebol e as laterais, utilizando-se a variedade Bermudas Plus, uma das melhores para esse tipo de destinação. O responsável pela implantação do gramado, Edson Douglas de Oliveira, conta que a firma para a qual trabalha é de Marília (SP) e tem experiência de 15 anos na produção de grama e implantação em campos de futebol. Ele conta que a firma produz também os tapetes com grama, mas seria muito problemático trazer os tapetes de São Paulo para o Acre, pois eles chegariam muito danificados devido à fermentação e levaria muito tempo para recuperá-los. Sendo assim, a empresa optou por produzir as mudas em Cruzeiro do Sul, num total de 380 mil unidades.
A grama está sendo plantada em terreno macio, preparado com areia e composto orgânico, de forma que as quedas dos jogadores são amortecidas evitando contusões e arranhões. O campo tem um moderno sistema de drenagem e um sistema de rega automático, inclusive com sensores para regular a água em caso de chuva.
O estádio integra um complexo de equipamentos em que se envolvem quatro convênios que somam mais de R$ 18 milhões, e a conclusão integral vai acontecer em 2012, quando o estádio terá capacidade para 15 mil torcedores, com arquibancadas em toda a volta. A Arena do Juruá tem o mesmo padrão da Arena da Floresta, em Rio Branco, construída dentro das normas exigidas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
arena_do_jurua_onofre_brito_19.jpg
Várias frentes de trabalho

O estádio, que terá em sua primeira fase capacidade para quatro mil expectadores com apenas um lanço de arquibancadas, tem obras avançando em diversas frentes. A cobertura da área que inclui os camarotes e estrutura para imprensa. A cobertura atinge tanto a parte interna quanto a externa do estádio. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Maurício Trevisan, a parte externa coberta poderá ser destinada para exposições. Ele entende que ela deverá ser usada para abrigar alguns setores na próxima Expoacre Juruá.   
Quanto à estrutura, Maurício informa que a parte de alvenaria, reboco, massa corrida, divisórias tudo caminha para os detalhes finais, assim igualmente as instalações hidráulicas, o sistema de combate a incêndio; o piso já está todo lançado, em fase de polimento. As vias de acesso estão em fase final de imprimação já tendo sido iniciado a colocação da capa asfáltica. Ao todo serão cerca de 2 km de asfalto, ultrapassando 11 mil metros quadrados de área asfaltada. As máquinas também estão trabalhando na construção de uma rotatória que dá acesso ao estádio, a partir da AC-405. O engenheiro considera o Arena do Juruá um estádio de concepção moderna, não ficando nada a dever aos similares Arena da Baixada, no Paraná e Arena da Floresta, na capital acreana.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...