sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Origem dos nomes de times de Futebol

 
conheça a origem do nome de varias equipes do futebol brasileiro e mundial





Corinthians
O nome vem da homenagem à equipe inglesa de mesmo nome que excursionou pelo Brasil em 1910.
Palmeiras
Primeiramente chamava-se Palestra Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial o governador de Getúlio Vargas posicionu-se contra o Eixo, formado por Alemanha, Japão e Itália, e ameaçou confiscar os bens das instituições cujos nomes lembrassem esses países. Então os jogadores decidiram homenagear a equipe (amadora) que alguns deles haviam jogado, a extinta Associação Atlética das Palmeira.
Para saber sobre os outros times, leia todo o material.


Avaí
Devido ao fato de que o clube já havia sido criado mas estava sem nome, um de seus fundadores lembrou de um livro de história, que contava sobre a Guerra do Paraguai, um episódio da “Batalha do Rio Avaí”, e sugeriu este nome.
Botafogo
O nome veio de um bairro carioca – que veio da onde? A calma enseada do lugar foi colonizada pelo armador português João Pereira de Souza Botafogo, no século XVI, este por sua vez acrescentou o “Botafogo” ao sobrenome em homenagem ao navio de guerra São Jõao Batista, chamado popularmente “Botafogo” em alusão ao seu poderio militar.

Ponte Preta
O nome nasceu a partir de uma ferrovia que cortava o interior de São Paulo, construída no final do século XIX. Para que ela passasse por um dos bairros de Campinas, foi preciso erguer uma ponte de madeira, enegrecida com piche para melhorar a conservação. Essa “ponte preta” deu nome ao bairro onde um grupo de boleiros fundou um dos primeiros clubes do país, em 1900.

Boca Juniors (Argentina)
O clube foi fundado na periferia de Buenos Aires em um bairro chamado La Boca, o nome foi uma espécie de homenagem. A palavra inglesa “Juniors” foi adicionada ao nome do clube na tentativa de amenizar a imagem barra-pesada devido ao bairro.

Ajax (Holanda)
O nome vem de um guerreiro mitológico grego, Ájax, o qual é retratado no poema épico de Homero. Ájax teria sido um dos líderes do exército grego na Guerra de Tróia, mas teria enlouquecido e se matado depois de perder uma batalha para Odisseu.

Bayer Leverkusen (Alemanha)
Os funcionários de uma empresa farmecêutica, Bayer – fabricante de aspirina, criaram em 1904 um time com o nome da empresa na cidade de Leverkusen.

Borussia Dortmund (Alemanha)
Em 1909, um time formado por 18 jovens católicos da cidade de Dortmund rompeu com a paróquia que frequentavam e fundou a equipe. Só para provocar o padre, o nome foi inspirado na cervejaria Borussia, onde eles costumavam tomar umas geladas depois do jogo.

Newell´s Old Boys (Argentina)
Em um colégio argentino, na cidade de Rosário, o diretor Claúdio Newell batizou a equipe com seu sobrenome em homenagem ao pai Isaac Newell.O sobrenome inglês lembra a terra natal dos ancestrais de Claúdio.

River Plate (Argentina)
Em Buenos Aires, na confluência dos rios da Prata e Riachuelo, antes de uma partida um jogador observou marinheiros ingleses desembarcerem enormes caixas com a inscrição “The River Plate” (O Rio da Prata), e o nome pegou.
Outros clubes que resolveram homenegear o local onde foram fundados são: Vasco da Gama, Santo, São Paulo, Coritiba, Flamento, Fluminense, Porto (Portugal), Barcelona (Espanha) e todos os Américas espalhados pelo continente.
Alguns times atendem pelos nomes universais, como: Grêmio, Internacional e Sport, Internazionale e Olimpique.
Outros preferem a união de uma palavra universal acrescido da referência geografica, como por exemplo: Real Madrid (Espanha), Manchestes United (Inglaterra) e os diversos Atléticos.

Fonte:  Adapdado por Francisco Dias

2 comentários:

Delso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Delso disse...

Caro, Deise. Sua reportagem é boa, mas você cometeu alguns erros. Como vascaíno, principalmente, não posso deixar de comentar que o Vasco tem a origem do seu nome não por causa do lugar, mas por outro motivo. Até porque o hoje bairro denominado Vasco da Gama foi em homenagem ao clube. Foi um projeto de lei sancionada pelo prefeito César Maia em 1998, ano do centenário. A origem do nome você pode ver aqui:
http://paradadebola.blogspot.com/2011/02/origem-dos-nomes-de-times.html
abraço

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...