sábado, 21 de maio de 2011

Cheio de craques e times "focados", Brasileirão 2011 promete fazer história

Campinas, SP, 20 (AFI) – Vinte clubes começam a disputar, a partir deste sábado, a competição mais cobiçada dentro do território nacional, o Campeonato Brasil. A 56ª edição do Nacional – já levando em consideração do reconhecimento da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa – promete ser uma das mais fortes de todos os tempos.

Além das presenças de jogadores consagrados, como Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Luís Fabiano, Fred, Juninho Pernambucano, Deco, Elano, Marcos, Rogério Ceni, Rivaldo, Lucas, Neymar, Ganso, entre outros, o Brasileirão conta com o fato de que praticamente todos os times entrarão focados exclusivamente na competição. Muito disso por conta da eliminação precoce dos times brasileiros na Santander Libertadores, casos de Cruzeiro, Coritnhians, Grêmio, Internacional e Fluminense. As exceções ficam por conta do Santos, semifinalista da Libertadores, e Avaí, Coritiba, Vasco e Ceará, semifinalistas da Copa do Brasil.
Outra novidade em relação ao ano passado são as últimas rodadas de cada turno. Para evitar cenas como as do ano passado, quando São Paulo e Palmeiras foram acusados de facilitarem os jogos contra o Fluminense para prejudicar o Corinthians, a CBF agendou clássicos para as rodadas finais. Além disso, a competição ganhou mais um horário exótico, aos sábados à 21 horas.
Briga em cima e embaixo
O Tricolor das Laranjeiras, aliás, entra em defesa de seu título em 2010, o terceiro em sua história, de acordo com os novos números da CBF. O Flu também começa como um dos favoritos ao título, juntamente com Corinthians, Santos, São Paulo, Flamengo, Internacional e Cruzeiro. Outros times, como Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Vasco e até o surpreendente Coritiba podem engrossar esta lista no decorrer da competição.
No entanto, não é somente a luta por título ou pela Libertadores que promete agitar o Brasileirão. Os times de menor expressão também lutarão com unhas e dentes para se manter na elite. Afinal, o novo contrato dos direitos de transmissão firmado com a Rede Globo, que valerá a partir de 2012, pode render mais de R$ 20 milhões por ano, mesmo àqueles que não faziam parte do Clube dos 13.
Os times de fora do eixo Rio-São Paulo também tentarão encerrar um jejum de sete temporadas sem conquistar o título nacional. Nas últimas sete edições, a taça ficou com São (2006, 2007 e 2008), Corinthians (2005), Santos (2004), Flamengo (2009) e Fluminense (2010). O última vencer fora do eixo foi o Cruzeiro, em 2003.
Ranking de títulos
Esta também será a primeira edição do Brasileiro, após o reconhecimento da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O fato modificou o ranking dos campeões. Agora, Palmeiras e Santos lideram com oito conquistas cada um. Logo em seguida, aparecem os ex-líderes São Paulo e Flamengo, com seis taças cada um.
Mais abaixo aparecem Corinthians e Vasco, com quatro conquistas cada; Internacional e Fluminense, com três títulos; Cruzeiro, Botafogo, Grêmio e Bahia, com duas taças; Atlético-MG, Atlético-PR, Guarani, Coritiba e Sport, com um título cada.
Confira a 1ª rodada do Brasileirão 2011:
Sábado
18h30

Ceará-CE x Vasco da Gama-RJ
Atlético-MG x Atlético-PR
Flamengo-RJ x Avaí-SC

21hSantos-SP x Internacional-RS
Domingo
16h
Coritiba-PR x Atlético-GO
Palmeiras-SP x Botafogo-RJ
Figueirense-SC x Cruzeiro-MG
Grêmio-RS x Corinthians-SP
18h30América-MG x Bahia-BA
Fluminense-RJ x São Paulo-SP

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...