segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dia do radialista



Assim como nos anos anteriores muitos radialistas estão comemorando o dia da sua profissão nesta segunda-feira. A data 21 de setembro ficou conhecida no meio radiofônico como Dia do Radialista, porém uma lei alterou a data de comemoração oficial da categoria, passando para 7 de novembro.
A história do Dia do Radialista teve início em 1943, no Governo Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma Lei com a qual fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria.

“Consta que numa reunião realizada na Rádio Nacional teria sido decidida a escolha da data do referido decreto Lei, 21 de setembro, como referência para se comemorar o Dia do Radialista. Na primeira comemoração, todas as emissoras do Rio de Janeiro silenciaram. Os profissionais foram à rua participar de uma gincana com corridas de calhambeques e foi servido um churrasco na Quinta da Boa Vista”, informa a professora de radiojornalismo e pesquisadora Débora Lopez

Com uma mudança imposta por uma lei federal em 2006, os radialistas passaram a ter duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio (25 de setembro). O dia 21 de setembro virou uma data simbólica e 7 de novembro a oficial. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso.

De qualquer forma, a equipe do Tudo Rádio.com parabeniza hoje todos os radialistas desse país, assim como faremos novamente no dia 7 de novembro. São duas datas especiais para os profissionais que movem essa paixão pelo rádio.

Nossa homenagem aos que fazem e fizeram a história do Rádio no Acre 

Natal de Brito, J. Conde, Estevão Bimbi, Jorge Cardoso, Campos Pereira, Coronel Chicão, Compadre Lico, Álvaro Rocha, Cicero Moreira, Hugo Conde, Delmiro Xavier, Joaquim Ferreira, João Nascimento, Etevaldo Gouveia, Nonato Costa, Altermir Passos, Elizeu Andrade, Marcão Diógenes, Nonato Cruz, M. Costa, Washington Aquino, J. Meneses, Tião Pequeno, Sergio Cavalcante, Nilda Dantas, Elinhane Sinasique, Jacira Abdon, Nelda Mendonça, Chico Pontes, Demostenes Nascimento, M. Jota, Junior Cesar, Paulo Henrique, Alberto Casas, Paulo Roberto, Reginaldo Cordeiro, Damião Viana, Ivan de Carvalho, Zezinho Melo, Francineide Dias, Gilo Ferreira, Marcelo Avelino, Jânio Gomes, Chico Vaqueiro, Milton Garcia, Gelton Lima, Edmar Bezerra, Roney Martins, Lidson Almeida, Leônidas Badarô, Simone Oliveira e tantos outros...   
Confira logo abaixo o decreto que alterou o Dia do Radialista:

LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006
Institui o Dia do Radialista.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira


Um comentário:

saavedragilberto@gmail.com disse...

Parabéns pela matéria.
Sou dessa memóravel 'Era' do rádio acreano, mas o meu nome ficou nos, 'tantos e outros'.

Trabalhei como locutor, Chefe de escritório da emissora e dos setores de Programação e Artístico da ZYD-9, durante 17 anos. sete nos estúdios como locutor (1966/1973), e 10 anos como Correspondente de jornalismo do Rio de Janeiro, além de, quase 10 anos, na Gazeta FM, no programa de Jorge Cardoso (1995/2004), direto do Rio de Janeiro, RJ.

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...