segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Série C: Cinco podem avançar no fim de semana


A disputa pelas seis vagas restantes na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C está pegando fogo. No último final de semana, Ipatinga e América-RN foram os primeiros a carimbar vaga com duas rodadas de antecedência. Outros cinco classificados poderão ser conhecidos neste sábado e domingo, quando será disputada a penúltima rodada: Rio Branco, CRB, Brasiliense, Joinville e Chapecoense.
No Grupo A, o vice-líder Rio Branco pode garantir matematicamente a vaga na segunda fase se vencer o Paysandu, domingo, na Arena da Floresta. Com uma vitória, o Estrelão chega aos 16 pontos e garante ao menos a segunda colocação da chave. De quebra, o resultado deixaria o Paysandu em situação delicada. Ocupando atualmente a terceira colocação com 11 pontos, se perder para o Rio Branco, o Papão terá que vencer o Araguaína na última rodada e torcer por tropeço do Águia contra o eliminado Luverdense.
O CRB pode se juntar ao América-RN e assegurar sua classificação pelo Grupo B. para isso, basta ao Galo da Pajuçara uma vitória simples sobre o Campinense, no próximo domingo, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Atualmente na segunda posição da chave, com dez pontos, uma vitória levaria o CRB aos 13 pontos, sem poder ser alcançado pelo Guarany, terceiro colocado com nove pontos e que só joga mais uma vez. Assim, mesmo apontado como um dos favoritos ao acesso, o Fortaleza pode ser eliminado mesmo se vencer o América-RN.
No Grupo C é o Brasiliense quem pode obter a classificação antecipada. O Jacaré, vice-líder com 12 pontos, recebe o Marília, no domingo, e também só precisa de uma vitória para avançar. Até um empate pode ser sificiente, desde que o Madureira não vença o já classificado Ipatinga. Marília e Madureira oupam a terceira e quarta colocação, respectivamente, ambos com sete pontos.
Por fim, os catarinenses Joinville e Chapecoense podem sacramentar a vaga na segunda fase pelo Grupo D. A situação mais tranquila é do JEC, líder com 12 pontos. O Joinville recebe o Brasil-RS no domingo, quarto colocado com sete pontos, e se classifica com um simples empate. Já a Chapecoense, vice-líder com 10 pontos, precisa vencer o Santo André, domingo, no ABC.

Regulamento

A Série C é divida em três fases. Na primeira, os 20 clubes foram dividos em quatro grupos com cinco times cada, se enfrentando dentro das chaves em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo. Os oito classificados serão divididos em duas chaves de quatro equipes cada, que irão se enfrentar em jogos de ida e volta dentro dos respectivos grupos. Os dois primeiros de cada chave conquistam o acesso para a Série B de 2012, e os campeões dos grupo disputarão o título da Série C em duas partidas.

Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...