quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Divulgados os grupos do Carioca 2012

Os 4 quatro representantes dos clubes cariocas - Conselho Arbitral (Foto: Fabio Leme / Globoesporte.com)
Com a mesma fórmula de disputa dos últimos anos, o Campeonato Carioca de 2012 terá Flamengo e Botafogo no Grupo A, e Vasco e Fluminense no Grupo B. As equipes que compõem cada chave e a tabela de jogos foram divulgadas na tarde desta quinta-feira, em conselho arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Campeão e vice deste ano, Fla e Flu foram os cabeças de chave.
O campeonato começa em 21 de janeiro, mas ainda não tem as datas das partidas, já que resta a posição da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão. Os clássicos, em princípio, serão realizados no Engenhão. No entanto, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, alertou que tentará mandar os jogos do time em São Januário.

Flamengo e Botafogo farão o primeiro clássico, na quarta rodada, enquanto Fluminense e Vasco realizam o segundo, na sexta. Estiveram presentes 15 clubes no arbitral - a exceção foi o Madureira, que jogava nesta tarde. Dos quatro grandes, o único presidente a não comparecer foi o do Botafogo, Maurício Assumpção. O diretor executivo do Vasco, Rodrigo Caetano, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, o assessor da presidência do Fluminense, Marcelo Penha, e o diretor do Botafogo Sergio Landau foram outros representantes presentes.

Primeira rodada da Taça GB
Botafogo x Resende
Flamengo x Bonsuceso
Olaria x Nova Iguaçu
Madureira x Macaé
Boavista x Duque de Caxias
Fluminense x Friburguense
Vasco x Americano
Bangu x Volta Redonda
 Flamengo e Fluminense se posicionaram a favor de jogar no estádio do Botafogo como primeira opção, mas citaram Macaé e Volta Redonda como possibilidades. Peter Siemsen declarou que pretende levar alguns jogos para fora da cidade do Rio de Janeiro.


Representante do Botafogo no arbitral, Sergio Landau pediu uma atenção especial ao excesso de jogos no Engenhão, que teve o gramado muito castigado nesta temporada.

O preço dos ingressos ainda será discutido em uma reunião na primeira semana de dezembro. Segundo a fórmula de disputa, na Taça Guanabara os times se enfrentam dentro do mesmo grupo, e na Taça Rio os times de uma chave enfrentam os da outra. Em ambos os casos, os dois times mais bem colocados de cada grupo avançam à semifinal.

As chaves do Campeonato Carioca:


Grupo A: Flamengo, Botafogo, Olaria, Resende, Macaé, Nova Iguaçu, Madureira e Bonsucesso.
Grupo B: Fluminense, Vasco, Boavista, Americano, Volta Redonda, Duque de Caxias, Bangu e Friburguense.

Nenhum comentário: