segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Enciclopédia do Rádio Esportivo será lançada no dia 5

A Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro será lançada no próximo dia 5 de setembro, em Fortaleza, durante a realização do 35º Congresso da Intercom. O livro, organizado pelas jornalistas e professoras Nair Prata e Maria Cláudia Santos, tem prefácio do presidente da Intercom, Antonio Hohlfeldt. O trabalho é mais uma investigação coletiva do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom e conta com a colaboração de 121 autores.

Publicada pela Editora Insular e com o apoio da Intercom, a Enciclopédia apresenta as biografias – com fotos – dos 231 mais importantes radialistas esportivos de todos os Estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Segundo a professora Nair, “o livro nasceu da necessidade de se contar a história de uma das facetas mais ricas e mais populares da radiofonia, a programação esportiva, mas não de uma forma linear. Buscamos contar essa história por meio da recuperação da trajetória dos personagens que a construíram”.

A professora Maria Cláudia explica: “Certamente, se fôssemos levantar e biografar os nomes mais importantes do rádio esportivo brasileiro, uma saída óbvia seria apenas o eixo Rio-São Paulo, além de alguns radialistas mais visados aqui e ali. Assim, decidimos fazer uma pesquisa em que cada Estado pudesse definir e biografar os seus nomes mais importantes. O resultado é um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e, certamente, para o país como um todo”.

A primeira etapa da pesquisa consistiu na formação do grupo de investigadores, com pelo menos um representante de cada Estado e também do Distrito Federal. Ao final, participaram da Enciclopédia 84 pesquisadores, que contaram com a colaboração de 37 estudantes de graduação - ao todo, 121 pessoas envolvidas.

Depois de montado o grupo de pesquisadores, cada Estado fez um levantamento dos nomes mais importantes do rádio esportivo da sua região. A orientação era que cada grupo biografasse as principais pessoas – vivas ou falecidas – que, de forma decisiva, contribuíram para a construção e consolidação da programação esportiva radiofônica do seu Estado.

Montada a grande lista dos nomes a serem biografados, os pesquisadores saíram a campo e realizaram entrevistas, buscaram livros, procuraram sites, vasculharam arquivos de fotos. O resultado, apresentado na Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro, é a trajetória de 231 profissionais que, de Norte a Sul, marcaram - ou ainda marcam – o cenário esportivo radiofônico do país.

Cinco são os radialistas acreanos presentes no livro, biografados pelo jornalista Francisco Dandão. Os escolhidos foram: Campos Pereira, Delmiro Xavier, Joaquim Ferreira, Raimundo Nonato “Pepino” e Zezinho Melo.

A partir do lançamento, a Enciclopédia estará disponível para venda pelo site da Editora Insular: www.insular.com.br.
Fonte: Francisco Dandão

Nenhum comentário: