terça-feira, 22 de março de 2016

CBF confirma Série D com 68 clubes

















A Confederação Brasileira de Futebol - CBF ampliará ainda mais a Série D do Campeonato brasileiro, em 2016 terá 68 equipes, diferente de 2015 que teve 40. A mudança inicialmente beneficiou os estados mais qualificados no ranking da entidade. São Paulo, Rio, Minas Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, que ganharam vagas. No entanto, as outras  federações estaduais  solicitaram e também foram atendidas.   

A nova distribuição terá esse formato: São Paulo terá quatro times; Rio, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados incluindo o Acre terão dois representantes cada totalizando 64 clubes. Os quatro times rebaixados da Série C no ano passado completam os 68 clubes. 

Formato da Competição 

O campeonato passará agora passa a ter 17 grupos com quatro representantes cada. A divisão dos grupos será por equipes da mesma região, possivelmente teremos um grupo Acre e Rondônia. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para as fases eliminatórias (mata-mata). 

Provavelmente na segunda fase e nas oitavas de final, o cruzamento também seja regionalizado. Nos últimos dois anos, a CBF adotou o critério com a definição dos confrontos de acordo com as campanhas, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante. A CBF ainda não divulgou  o regulamento da competição, que tem início no dia 12 de junho.
Confira o documento oficial da CBF.




Nenhum comentário:

Números gerais do Estadual de Futebol 2020

Após a segunda rodada do primeiro turno, confira a classificação e os números do Campeonato Estadual de futebol 2020. Classificaçã...